Fluido Cósmico Universal

Pelo Espiritismo, há um ponto de contato entre a matéria (que conheçemos) e o espírito: este ponto de contato é o elemento intermediário, que Kardec e os Espíritos da Codificação chamaram de Fluido Cósmico Universal (FCU). Todos os corpos materiais não seriam mais que modificações deste princípio. Este fluido, portanto, seria a matéria elementar, isto é, o princípio material e, portanto o nosso átomo está longe de ser este princípio, assim como provam os atuais aceleradores de partículas.

Nos homens, e nos Espíritos, este elemento tem uma forma específica que recebe o nome de perispírito. Hora, se o perispírito é uma modificação do FCU, entendido aqui também como princípio da matéria, então ele também é uma espécie de matéria, mas diferente da da nossa experiência ordinária. Mais uma vez recorremos às atuais pesquisas no mundo das partículas que nos revelam uma miríade de novos mundos, novos tipos de energia e forças, novos mundos invisíveis para mostar o quão é acertada esta revelação.

Uma conclusão natural que se chega é que, se o FCU é a base da nossa matéria e também do perispírito (que é o "corpo" dos Espíritos), então o mundo espiritual, onde habitam os Espíritos, seria tal como o nosso mundo material, ao meno o seu princípio. Se nós não o detectamos (ainda) em nossos laboratórios de química e física é muito provavelmente por ou não estarmos procurando ou estarmos procurando de forma errada. Então a tal da vida futura, não seria tão diferente da nossa vida presente (e de fato não é, para o bom leitor das obras correlatas, principalmente de André Luiz).

Espero para breve a confirmação positiva, em laboratório, de todas essas verdades reveladas pelos Espíritos da Codificação.

Comentários

Unknown disse…
Oi! Eu não creio que essa confirmação possa surgir num laboratório... Não nesse tipo de laboratório que a gente conhece, que manipula as substâncias materiais. Prefiro crer, talvez com base no E.S.E., que o Espiritismo realmente não é da "ossada" da ciência. A doutrina é ciência, de fato, mas não é uma ciência cujo objeto e referencial teórico pertençam à ciência acadêmica. Os livros de André Luiz trazem maravilhosos casos, porém, para mim, são "casos particulares do possível", que deveriam ser assim estudados, evitando ao máximo as generalizações.

Postagens mais visitadas deste blog

Pode haver espíritas comunistas?

Frase: "O mundo espiritual é formado de antimatéria".

O Espiritismo é individualista?