Pensamentos de um fã de Sci Fi

Eu de novo.

Vou contar uma coisa. Sou um grande fã da ficção científica (a boa ficção). Uma análise um pouco mais cuidadosa do estilo nos mostra que por detrás da aparente irrealidade do que é mostrado ali encontramos muitas vezes discussões profundas sobre o ser humano: o que é ser humano? para que o passado, o presente ou o futuro? tudo se resume na sobrevivência? onde está Deus no Universo?

Pois é, então segue algumas citações de alguns personagens da ficção científica que provavelmente você conhece e que creio nos ensinam bastante:


[Yoda] -O que você está sentindo?
[Anakin] -Estou com frio!
[Yoda] -Não! Medo é o que você está.
[Anakin] -E o que isso tem a ver?
[Yoda] -Tudo! O medo é o caminho para o lado sombrio.
Medo ledo a raiva, raiva leva ao ódio, ódio leva
ao sofrimento.
(Star Wars Ep. 1, George Lucas, 1999)


"Minha mãe sempre falava muito comigo sobre o céu. Ela
gostava de olhar as nuvens de dia e as estrelas a noite.
Especialmente as estrelas... Nós brincávamos, às vezes.
Uma brincadeira chamada: "O que há além do céu?" Nós
imaginávamos a escuridão com uma luz brilhante ou qualquer
outra coisa, que nós não sabíamos como chamar.
Mas é claro. Era só um jogo. Não existe nada além do céu.
O céu é só o céu e continua sendo só isso...
E nós jogamos todos os nossos jogos em baixo dele."
[Anotações de Allie - Taken (Steve Spielber, 2002)]


Uma cena:
A cena final de Star Trek V: A Fronteira Final, quando Kirk,
McCoy e Spok, após uma infrutífera busca por Deus, terminam
tocando violão e celebrando a sua amizade ao redor de uma
fogueira.
Onde melhor encontrar Deus no que em seu semelhante?
(Star Trek V: A Fronteira Final, William Shatner, 1989)


"Tamanho não importa. Olhe para mim. Julga-me pelo meu tamanho,
você? Hmm? Hmm... E assim você não deve. Minha aliada é a
Força, e uma aliada poderosa ela é... A vida a cria, a faz
crescer... Sua energia nos cerca e nos une... Seres luminosos
somos nós, não essa matéria bruta... Você deve sentir a Força
em torno de você, aqui, entre você, eu, a árvore, a pedra...
em toda parte, sim."
[Yoda - Star Wars Ep. V (George Lucas, 1980)]


"As pessoas gostam de analisar as coisas que lhes dão medo.
Para olhar para elas e dar nomes. Os religiosos procuram a
Deus, e os cientistas procuram evidências. Ambos estão
apenas tentando resolver o mistério. Para se livrarem do
medo."
[Anotações de Allie - Taken (Steve Spielber, 2002)]


[Luke] -Eu não acredito!...
[Yoda] -É por isso que não consegue.
(Star Wars Ep. 5, George Lucas, 1980)


"O 'impossível' é relativo."
[Michio Kaku, In: Physics of Impossible, 2008]


" I. Quando um distinto mas velho cientista diz que uma
coisa é possível, ele está quase sempre correto.
Quando ele diz que algo é impossível, ele está muito
provavelmente errado.
II. O único meio de descobrir os limites do possível é
aventurar-se pelo caminho do impossível.
III. Qualquer tecnologia suficientemente avança é
indistinguível da magia."
[As 3 leis de Arthur C. Clark]


[Luke] -O lado sombrio é mais poderoso?
[Yoda] -Mais poderoso, não! Mais sedutor!
(Star Wars Ep. 5, George Lucas, 1980)


"Eu tenho uma ideia do motivo das pessoas fazerem coisas
terríveis. Pela mesma razão que as crianças brigam na escola.
Se você é aquele que bate, então você não vai ser aquele que
apanha. Se você é um monstro, então nada vai pular das sombras
para atacar você. É bem simples na verdade. As pessoas fazem
coisas terríveis porque elas têm medo."
[Anotações de Allie - Taken (Steve Spielber, 2002)]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pode haver espíritas comunistas?

Frase: "O mundo espiritual é formado de antimatéria".

O Espiritismo é individualista?